.

.

About

JORNAL A MERDRA!

Posted by Nóis de Teatro On 18:10 No comments


O Nóis de Teatro lançou, em Julho de 2013, um novo jornal que tem circulado por Fortaleza, alcançando também repercussão em outros estados brasileiros, nos eventos, mostras e festivais que temos circulado. O Jornal chama-se “A Merdra!”, circular com distribuição gratuita, porém limitada a 1.000 exemplares por edição, por conta dos recursos próprios de editoração e impressão.

A publicação nasceu com caráter trimestral, reunindo a produção intelectual de artistas, grupos, parceiros e demais interessados em contribuir para a reflexão sobre o fazer teatral, seja ela no campo ético, estético, poético ou, e mais do que tudo, político. A “Merdra” aqui citada, nome do jornal, é o núcleo do projeto de uma arte democrática, inclusiva e igualitária, pautada pelos movimentos organizados do teatro nordestino. Tal como dizia Jean Vilar, nosso teatro somente é válido, como a poesia e a pintura, na medida em que, precisamente, não cede aos hábitos, aos gostos, às necessidades, com frequência gregários, da massa. O teatro só interpreta bem seu papel, só é útil aos homens, se abala suas manias coletivas, luta contra suas escleroses, diz-lhes, como o Pai Ubu: Merdra! Desse modo, o título, tirado de uma jargão usado na dramaturgia de “Ubu Rei” (Alfred Jarry), expressa muito o objetivo do jornal: veicular conteúdos contra hegemônicos, em especial pela dificuldade que ainda temos de acessar os grandes meios de comunicação.

O jornal já está na sua décima quarta edição e foi vencedor do Prêmio Comunica Diversidade onde teremos, nos anos de 2015 e 2016 a publicação bimestral do jornal garantido.

Para publicar no jornal basta mandar a proposta de pauta para gruponois@yahoo.com.br ou entrar em contato conosco.

O jornal também pode ser visto em versão on line. Confira aqui as edições já publicadas:














 Jornal A Merdra nº 14 | Julho - Agosto de 2015 (em processo)







0 comentários:

Postar um comentário